Na sala, os perfumes das especiarias misturam-se com os sons da arte de cozinhar e com as conversas dos clientes sentados ao balcão de robata, o epicentro do restaurante. É precisamente na área adjacente ao balcão que funciona o sushi bar do Soão.
Com 30 lugares (12 deles ao balcão), a sala vive da agitação associada a uma típica taberna e está decorada a preceito. Entre barris de sakês, lanternas de papel, gaiolas de aves, gravuras kakemono e mil e um objectos que trazem a autenticidade da cultura oriental destaca-se o aquário situado junto ao balcão, desenhado em exclusivo por Fernando Ribeiro, o grande especialista mundial em aquários. Dali saem as lagostas, os camarões e os lavagantes para as criações do chef.
Ementas
Não sendo um restaurante japonês, o Soão dedica uma das suas cartas ao ex-líbris da cozinha nipónica. Através da Carta de Sushi & Sashimi, o Soão honra a gastronomia oriental.
Falando da Carta de Bebidas, as escolhas recaíem na parte mais tradicionais da Ásia com o intuito de criar uma carta de bar que fosse genuína e fiel aos costumes asiáticos. Através dos sakês chegou ao universo do whisky japonês e aos destilados menos conhecidos, como o shochu, o soju e o baijiu. A carta de cocktails bebe inspiração dos pratos: são os países de onde eles vêm que inspiram cada cocktail tailor-made, pensado como uma extensão das propostas gastronómicas. Igualmente de origem asiática são os gins, os rums, as vodkas e as cervejas. Também o chá mereceu a atenção da equipa de bar. De uma parceria única em Portugal com o tea sommelier Sebastian Filgueiras, fundador da Companhia Portugueza do Chá, resultaram os seis chás do Soão, ideais para o acompanhamento da refeição, e ainda três surpreendentes harmonizações de chá e whisky.
Na Carta Principal do Soão, é possível fazer uma viagem pela Ásia e provar especialidades da Índia, China, Japão, Vietname, Tailândia, Coreia, Indonésia e Laos. Da Índia chegam as típicas samosas, da Tailândia vem o aromático pad thai e do Vietname o célebre pho; os dim sum levam-nos numa viagem até à China, o kimchi picante faz-nos dar um salto até à Coreia. A sopa de pato com massa de arroz, tom sapp ped, sabe a Laos e também a Tailândia.