Bafon Oriental

slide3
scroll
Entre tantos ornamentos no piso térreo do Soão, um letreiro de néon instalado numa das paredes junto às escadas quase passa despercebido mas dá conta de algo mais, de um piso inferior… Deixamos o bulício da taberna, mergulhamos na intimidade quase obscena do bas-fond oriental.
Um corredor estreito e pouco iluminado dá acesso ao bar e a quatro compartimentos reservados, cada um com uma decoração e luz próprias e com capacidade para quatro a seis pessoas. Nas salas Kimono, Bambu, Seda e Veludo o mistério também se senta à mesa. Todo o ambiente deste piso, com os seus vermelhos profundos, os dourados velhos e os painéis de madeira habilmente recortados à mão pelo artesão Luís Souto, remete para um certo luxo decadente. Uma sensualidade ténue e inebriante paira no ar e o olhar atento do dragão que o ilustrador e tattoo artist Miguel Brum gravou numa das paredes não deixa ninguém indiferente.

Ementas

Não sendo um restaurante japonês, o Soão dedica uma das suas cartas ao ex-líbris da cozinha nipónica. Através da Carta de Sushi & Sashimi, o Soão honra o perfil e o percurso profissional do chef Luís Cardoso, que vem de berço de ouro no toca à gastronomia oriental. Foi o primeiro português a assumir os comandos do lendário Aya, do mestre Takashi Yoshitake, um ícone da cozinha nipónica em Lisboa.

Falando da Carta de Bebidas, Vasco Martins, o head bartender do Soão, demorou-se na pesquisa de bebidas mais tradicionais da Ásia com o intuito de criar uma carta de bar que fosse genuína e fiel aos costumes asiáticos. Através dos sakês chegou ao universo do whisky japonês e aos destilados menos conhecidos, como o shochu, o soju e o baijiu. A carta de cocktails bebe inspiração dos pratos: a cada um dos seis países está associado um cocktail tailor-made, pensado como uma extensão das propostas gastronómicas. Além destes, existem ainda três cocktails mais clássicos, como é o caso do Osakini, inspirado no Bellini, e o Sojito, inspirado no Mojito. Igualmente de origem asiática são os gins, os rums, as vodkas e as cervejas. Também o chá mereceu a atenção da equipa de bar. De uma parceria única em Portugal com o tea sommelier Sebastien Filgueiras, fundador da Companhia Portugueza do Chá, resultaram os seis chás do Soão, ideais para o acompanhamento da refeição, e ainda três surpreendentes harmonizações de chá e whisky.

Na Carta Principal do Soão, é possível fazer uma viagem pela Ásia e provar especialidades da Índia, China, Japão, Vietname, Tailândia e Coreia. Da Índia chegam as típicas samosas, da Tailândia vem o aromático pad thai e do Vietname o célebre pho; os dim sum levam-nos numa viagem até à China, o kimchi picante faz-nos dar um salto até à Coreia e do Japão chegam as sopas com noodles, entre tantas outras propostas.

folha-sushi

Sushi & Sashimi

folha-bebidas

Bebidas

folha-menu-principal

Principal

bo_sobremesas

Sobremesas